sábado, 28 de janeiro de 2017

Qual será nosso próximo planeta?

O Fim do mundo já não é mais novidade, pois desde que os seres humanos começaram a se desenhar nas paredes das cavernas (Hoje conhecido como "selfie"), surgem várias teorias sobre como o mundo em que vivemos chegará ao fim.

Mas o assunto deste post é, para onde iríamos se isto acontecesse?

Desconsiderando que com nossa atual tecnologia seria praticamente impossível sair do nosso sistema solar vivos, vamos descobrir quais planetas poderíamos habitar em caso de a Terra dar PT.
Fim do Mundo
🌍💣💥

O que é necessário para um planeta abrigar vida:

  • Água Líquida
  • Estar em orbita de um sol mais ou menos do tamanho do nosso
  • Manter uma distância nem grande nem pequena deste sol

Exoplanetas mais conhecidos.

5. HD 40307g

HD 40307g

O mais distante desta lista, é esta super-terra que recebe este nome por causa de sua estrela HD 40307. ele tem aproximadamente 7 vezes o tamanho da terra, seu ano dura 197 dias. Segundo astrônomos de universidades de Hertfordshire (Inglaterra) e Goettingen (Alemanha) este planeta pode girar em seu próprio eixo, o que nem sempre acontece por ai.

Distância: 42 Anos-Luz

4. HD 85512b


O segundo orbita uma estrela conhecida como HD 85512 ou Gilese 370 que é um pouco menos luminosa, e menor que o nosso sol, o que não prejudica este exoplaneta que está à 1/4 da distância da Terra ao Sol de sua estrela. Ele é 3,6 vezes o tamanho da terra e tem cerca de 25°C na sua superfície.

Distância: 36 Anos-Luz

3. Gilese 581 g


Orbita a estrela anã vermelha Gilese 581, junto com outro exoplaneta o Gilese 581d. Acredita-se ser um dos planetas mais parecidos com a terra. Um ano lá dura 370 dias e tem temperatura variando entra -31°C e 40°C, Tem massa 3 vezes maior que a da Terra e diâmetro de aproximadamente 1,4 vezes maior e provavelmente é rochoso.

Distância: 20 Anos-Luz

2. Epsilon Eridani b

No fundo uma lua hipotética
Este orbita uma estrela semelhante ao nosso sol e tem uma massa 1,5 vezes a de Júpiter. Foi o famoso Hubble que confirmou a existência do planeta, mas seu cinturão de asteroides foi descoberto pelo Telescópio Spitzer. Tem uma orbita de 2500 dias. Por um tempo foi o exoplaneta mais próximo da Terra.

Distância: 10 Anos-Luz


1. Proxima b


A Próxima é a Proxima (kkk). Cada ano na Proxima b dura apenas 11 dias por estar a apenas 6 milhões de km do sua estrela, uma Anã Vermelha que emite pouquíssima luz e calor. O único problema com ele é a probabilidade de ter uma rotação sincronizada, ou seja, só fica com uma face virada para seu sol deixando o outro lado na escuridão eterna.

Distância: 4 Anos-Luz

Outros Exoplanetas


Segundo  o site http://www.openexoplanetcatalogue.com/ que contém informações sobre todos os exoplanetas já encontrados estes são os 20 mais próximos:
Site com a busca refinada aqui.


Se considerarmos nossa tecnologia atual bate um desanimo em viajar para planetas que já podem abrigar vida, porém, a viagem para outro planeta está se tornando real tendo Marte como alvo. Quem sabe um dia conseguiremos um combustível que aguente uma viajem tão longa e um modo de fazer foguetes mais velozes ou começarmos a congelar as pessoas por um tempo como no filme Pandorum, poderá ser possível colonizar planetas... ou ser colonizado.


Um comentário: