sábado, 17 de outubro de 2015

Veja 5 efeitos do Horário de Verão em você!

Mudança afeta desde a prática de exercícios até acidentes de carro. Horário de verão começa no dia 18 e vai até 21 de fevereiro de 2016.


Na madrugada deste sábado (17/10) para domingo (18/10), começará o horário de verão, portanto, todos os relógios deverão ser adiantados em 1 hora.

Tal estratégia foi adotada no mundo pela primeira vez durante a primeira guerra mundial. E desde então, muitos estudos vem analisando os seus efeitos nas pessoas, que não se resume apenas em ficar irritado por acordar uma hora mais cedo.

Descubra agora 5 efeitos curiosos que te afetam desde suas atividades físicas até quanto tempo você passa navegando na internet:

1- Mais atividade física


Uma pesquisa foi publicada no “International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity”, que analisou dados de
outros 15 estudos anteriores, que avaliaram 23.188 crianças de 5 a 16 anos em 9 países.

Este estudo de Outubro de 2014, concluiu que, durante o horário de verão, as crianças tendem a fazer mais exercícios físicos do que nas outras épocas do ano.
Elas tiveram o nível de atividade física medido por um acelerômetro.

O resultado indica que o aumento de exercícios observado durante o horário de verão, apesar de pequeno, ocorreu em todos os grupos de crianças avaliados, o que faz com que os resultados sejam relevantes.

2- Ruim para o coração :(


Muitas pessoas tem associado a entrada do horário de verão com o aumento do número de infartos na população.

Estudo publicado em 2008 na revista "The New England Journal of Medicine" chegou a conclusão de que o número de infartos aumentou 5% na semana inicial do horário de verão.

Estudos mais recentes também comprovam essa avaliação. Um trabalho publicado em março de 2014 na revista “Open Heart” concluiu que, na segunda-feira após a mudança de horário, o número de casos de infarto atendidos por uma rede de serviços de saúde nos Estados Unidos aumentou 24%. Enquanto isso, na terça-feira que seguiu à saída do horário de verão, foi observado uma redução de 21% dessas ocorrências.

3- Acidentes fatais



A mudança, infelizmente, também pode ter outras consequências fatais. Segundo mais um estudo que avaliou os dados de acidentes automobilísticos nos EUA durante 21 anos.

Pesquisa publicada em 2001 na revista "Sleep Medicine", que avaliou o número de acidentes ocorridos nos dias logo em seguida a mudança de horário, comparando com os mesmos dias da semana anterior.

A conclusão foi de que a privação de sono na segunda-feira seguinte a entrada no horário de verão causa um pequeno aumento no número de acidentes fatais. A sugestão dos pesquisadores é uma adoção de políticas públicas para alertar a população sobre as possíveis consequências da privação de sono nesse período.

4- Sono na escola (Óbvio)

Um dos grupos que mais sofre com o horário de verão, são os adolescentes que estudam de manhã.
Para testar (Dinovo) se os jovens americanos estavam sendo afetados pela mudança, pesquisadores avaliaram um grupo de 40 estudantes do ensino médio concluindo que, entre eles, o tempo de sono cai em média 32 minutos nas noites seguintes à mudança de horário.

O resultado foi publicado na revista  “Journal of Clinical Sleep Medicine” em agosto. Segundo os cientistas a diminuição no tempo de sono durante à noite está relacionada a maior sonolência dos adolescentes durante o dia.

5- Enrolando na Net



Sim, pelo que parece a mudança de horário também pode fazer com que você passe mais tempo de "enrolamento" na internet.

Um estudo publicado na revista “Journal of Applied Psychology” em 2012, concluiu que o impacto direto do horário de verão no tempo de sono levou funcionários a passar mais tempo navegando na internet de forma inútil durante o expediente.

Para chegar e essa conclusão, eles mediram o número de pesquisas no Google, por termos como "Youtube", "Vídeos" e "Música" na segunda-feira seguinte a mudança de horário em 200 cidades. A pesquisa levou em conta os anos de 2004 a 2009 e constatou um aumento de incríveis 3,1% nas pesquisas relacionadas a entretenimento nestas datas.

Concluíram ainda que este tipo de navegação está relacionada a privação de sono. Ou seja, com menos tempo de sono, você se distrai mais na internet!


O Horário de verão terá inicio à 0h do dia 18 de Outubro de 2015 e o término à 0h do dia 21 de Fevereiro de 2016 nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.


Até o próximo post galera com internet ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário