domingo, 27 de setembro de 2015

Eclipse Lunar em noite de Superlua hoje!

Ponto máximo do Fenômeno será às 23h47min e a lua ficará avermelhada (A famosa Lua de Sangue).


Eclipse Lunar e Superlua Juntos


Um eclipse lunar acontecerá na mesma noite em que a lua atinge seu ponto de maior proximidade com a Terra. Teremos no céu das américas uma superlua eclipsada pela sombra do nosso planeta. A última vez que essa coincidência aconteceu foi em 1982 e a próxima será apenas em 2033.
A lua estará 14% maior para quem observa da Terra do que ela é normalmente, essa proximidade se percebe um pouco no momento em que ela está nascendo no horizonte. No alto do céu, no momento do eclipse, o destaque mesmo será pela cor avermelhada.

Veja como acontecerá o Eclipse começando no P1


Eclipse lunar hoje

Por que Vermelha?


Acontece que nosso planeta tem cerca de 10 quilômetros de atmosfera ao seu redor. Nessa área estão todos os gases que nos protegem e tornam o ambiente terrestre favorável para nossa sobrevivência. Esses mesmos gases, inclusive os poluentes, são os responsáveis pela lua ficar vermelha durante o eclipse lunar.
A luz solar, ao passar por dentro da nossa atmosfera, sofre um efeito de espalhamento. Enquanto as demais cores sofrem um espalhamento maior, o raio de luz de cor vermelha será aquele que irá se espalhar menos e entrará no espaço de sombra projetado pela Terra, iluminando a lua

Por que a lua ficará Vermelha?

Programe-se


O Eclipse Lunar começará às 21h12min, e seu momento mais interessante está marcado para começar a partir de 22h07min.

A previsão só não está boa para o território de Santa Catarina, nas cidades:  Joinville, Blumenau, Chapecó, Lages, Criciúma, Florianópolis, A previsão é de Céu encoberto mas com uma chance de poder ver o Eclipse.

Essas são as áreas em que o Eclipse Lunar será visível 


De onde será visível o Eclipse de hoje
Compromisso marcado para hoje à noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário