sábado, 21 de março de 2015

A Lua está se afastando da Terra?!

Calma, você não vai perder aquelas noites lindas sobre o Luar...Ainda!.

Nosso satélite natural está realmente se distanciando de nós cada vez mais, a uma velocidade absurda, de quase 4 cm por ano!.

A Lua está atualmente 18 vezes mais longe da Terra do que quando de formou, e se afasta a uma velocidade de 3,78 cm por ano.

De acordo com a Astrônoma Britt Scharringhausen este aumento na distância é devido a Lua levantar Marés na Terra. Como o lado do planeta virado para a lua fica mais perto, ele sente um puxão gravitacional mais forte do que no centro da Terra, Assim como a face oposta à Lua sente menos a gravidade dela, como se fosse um Cabo-de-Guerra na gravidade da Lua.

Isso estica um pouco a terra tornando-a meio oblonga. Então o corpo sólido da Terra se estica e distorce e o efeito mais notável são as Mares levantadas no Oceano.

Terra e Lua

Entenda o que está acontecendo


Como a terra gira mais rápido que a lua (Terra - 24h; Lua - 27,3 Dias), Os chamados bojos de Maré tem como resultado "acelerar" nosso Satélite, o que o empurra para fora - Quando algo que está em órbita de outro corpo acelera, está aceleração o empurra para fora.

Mas como esta distância é medida?


Em três das missões Apollo os astronautas deixaram na Lua unidades refletoras com pequenos espelhos. Desde então os cientistas tem disparado vários raios laser em direção a tais unidades para saber exatamente a distância entre a Terra e seu Satélite.

E estes lasers são mais precisos do que você pode ter pensado, pois com eles é possível medir tal distância em Milímetros, e segundo a última medição da NASA a distância EXATA entre a Terra e a Lua era cerca de 393.499.257.798 milímetros (393 bilhões), Mas isso varia muito ao longo da órbita da Lua.

Mas e se Acontecesse? O que aconteceria...


Seria Apocaliticamente Apocalíptico e Infernal já que os dias durariam cerca de 1.152 horas e seria como um Deserto multiplicado, nos congelando durante a noite e nos fritando ao longo (Bota longo nisso) do dia.No Litoral os ventos passariam facilmente de 200 km/h (uma brisa de verão!).

Mas não se preocupe com isso, pois antes de tudo que você leu uma enorme bola de fogo vermelha vai nos engolir e eventualmente, por acaso destruir a Terra (Sim eu estou falando do Sol em 1 Bilhão de anos).


Então eu vou ficar por aqui com a temperatura média de 19 graus de São Paulo e me despeço daqui mesmo.


Até o próximo post, qualquer comentário comente nos comentários e falou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário