sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Baidu cria "palitinhos detectores" de comida estragada


Baidu, um dos gigantes da Internet na China, apresentou esta semana num vídeo um protótipo de palitos inteligentes para detectar se a comida é segura antes de ser consumida.




Ainda não se sabe se os "palitinhos inteligentes" serão
produzidos em escala comercial
Palitinhos eletrônicos supostamente capazes de detectar se a comida está estragada ou contaminada foram lançados nesta semana na China, pela empresa de tecnologia Baidu.

A companhia, famosa na China por seu site de buscas, diz que uma das habilidades dos palitinhos é identificar a temperatura do óleo da comida e se ele está apto ao consumo.
Se o óleo tem mais de 25% de TPM, um indicador de frescura dos alimentos, uma luz vermelha acende-se. Depois a informação é enviada para uma aplicação no telemóvel.

Alimentos em más condições sanitárias são uma

grande preocupação na China, após vários escândalos de comida estragada. Em 2008, lotes de leite contaminados com a substância melamina causaram a morte de seis crianças e adoeceram 300 mil pessoas.

E essa se preocupação se estende ao óleo de cozinha: no ano passado, mais de cem pessoas foram detidas no país por peneirarem óleo usado de restaurantes e vendê-lo como se fosse novo.

Em um vídeo de promoção dos novos palitinhos, a Baidu mostra-os medindo a temperatura de diversas refeições, bem como nutrientes presentes nelas e sua validade.

Eles também analisam a quantidade de sal, para ajudar os usuários a monitorar seu consumo diário de sódio. Os resultados das medições podem ser vistos nos smartphones ou computadores dos usuários.

No entanto, não se sabe se os "palitinhos inteligentes" serão produzidos em escala comercial. A Baidu fez, por enquanto, apenas alguns protótipos, segundo seu porta-voz.


FONTES: Diário digital e Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário