quinta-feira, 3 de abril de 2014

O que é o Bitcoin?


o que é o bitcoin


Bitcoin ( também conhecida pela sigla BTC), é umamoeda virtual (ou digital) criada por Satoshi Nakamoto em 2009. Significa moeda bit (sendo que coin é moeda em inglês, e bit corresponde ao dígito binário, termo que expressa menor unidade de informação a nível informático).


Diferente da maioria das moedas, bitcoin não precisa de nenhum emissor centralizado. Ele usa banco de dados distribuído e espalhado por nós da rede ponto-a-ponto para registrar as transações, e usa criptografia para funções básicas de segurança, como certificar que bitcoins só podem ser gastas pelos donos, e evitar gastos duplos.
O projeto de Bitcoin permite propriedade e transferências anônimas de valores. Bitcoins podem ser salvas em computadores na forma de um arquivo carteira (wallet), ou em serviços de carteira provido por terceiros; e em ambos os casos, bitcoins podem ser enviadas pela Internet para qualquer pessoa que tenha um endereço de Bitcoin.
o que é o bitcoinApesar da Bitcoin não ter um formato físico, economicamente falando, ainda é considerada como um ativo. A partir de 2011, várias organizações começaram a aceitar doações sob a forma de Bitcoin. Em 2012, várias lojas já aceitavam a Bitcoin como forma de pagamento.

A topologia ponto-a-ponto da rede Bitcoin e a ausência de uma entidade administradora central torna inviável que qualquer autoridade, governamental ou não, manipule o valor de bitcoins ou induza inflação “imprimindo mais notas”.

Bitcoin é uma das primeiras implementações do conceito chamado criptomoeda, descrito originalmente em 1998 por Wei Dai.

Se você se interessou pelo Bitcoin saiba que qualquer usuário registrado pode se dedicar a tarefa de validação e registro das transações que ocorrem no sistema. Para isso, basta programar o software no seu computador.
Segue um video para explicar melhor:


Até o próximo post, pessoas que tem internet!

Nenhum comentário:

Postar um comentário